terça-feira, 15 de novembro de 2016

PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: UMA VIDA, UMA PROFISSÃO (1931 – 1954) Maria Elizete Guimarães Carvalho   mecarvalho23@yahoo.com.br Luciana Martins Teixeira dos Santos (UFPB) Resumo As pesquisas (auto)biográficas em História da Educação têm contribuído para a reflexibilidade de trajetórias educacionais desconhecidas, de subjetividades inusitadas, colocando‐se como desafio no que se refere as suas potencialidades, seus limites, suas perspectivas para os estudos historiográficos. É nesse sentido que deve ser compreendido o atual trabalho, que tem o propósito de analisar momentos da história de vida professoral de Marta Bezerra de Medeiros, entre os anos de 1931 a 1954, refletindo sobre os papéis ocupados, sobre as práticas culturais desenvolvidas em sua existência, colocando em discussão fatores de transformação e de renovação da prática educativa na primeira metade do século XX. A trajetória de vida da professora coloca‐se como verdadeiro desafio, tendo em vista suas possibilidades para a compreensão da educação do período. A abordagem reconstitutiva apresenta cenários e quadros descontínuos e muitas vezes contraditórios, repletos de significado, que estabelecem conexões e coerências entre acontecimentos pessoais, profissionais e político‐sociais. O estudo investiga tais quadros, sendo indispensável a reconstituição do contexto histórico para a compreensão de um conjunto de práticas educacionais, literárias e políticas. Porque o real é descontínuo, formado de elementos justapostos sem razão, todos eles únicos e tanto mais difíceis de serem apreendidos porque surgem de modo incessantemente imprevisto, fora de propósito, aleatório (BOURDIEU, 1996). É a interpretação desse real, em uma definição da vida como anti‐história, e não como percurso linear, que dá origem ao problema: é possível escrever a vida de um indivíduo? A biografia como instrumento de pesquisa histórica confirma essa possibilidade, transformando a vida íntima em testemunho histórico, permitindo a compreensão de uma época e a configuração da superfície social, em que age o indivíduo. Permite também a construção do sujeito integral, em um mundo fragmentado (MORAES, 2010). Tendo nascido no início do século XX, em Lages/RN e exercido o magistério a partir de 1932, Marta Bezerra de Medeiros foi protagonista das lutas pela educação em seu Município, sendo nomeada professora municipal, numa época em que não existiam escolas municipais nessa região. Os retalhos biográficos traduzem os fragmentos de uma vida em constante mudança, marcada pelo contraditório dos seus pensamentos, por incessantes retornos e por uma percepção de si, que revelam uma identidade em construção e um trabalho educacional coerente e contraditório com as práticas de seu tempo. Daí sua história de vida não seguir um itinerário linear e determinado. A reconstrução de sua história professoral é realizada a partir da análise da produção manuscrita cotidiana, como correspondências, cadernos, livros de matrícula, planos de aula, e da leitura desses documentos nas entrelinhas, em um processo de interação entre a vida privada e o contexto histórico, abrindo‐se espaço também para o trabalho com fontes orais. Palavras‐chave: Pesquisa Biográfica. Contexto Histórico. Trajetória Educacional.      Introdução Os estudos realizados sobre a história de vida de professores têm revelado trajetórias educacionais desconhecidas e inusitadas, abordagens que permitem o conhecimento de vidas desaparecidas, de mudanças e rupturas que esclarecem situações contemporâneas, evidenciando











































































































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